A geografia portuguesa segundo Álvaro Domingues


do livro 'A Rua da Estrada'
É difícil de encontrar uma palavra que defina a cultura de quem ocupa e habita um determinado território. Num determinado lugar é possível juntar diversas pessoas, e diversas pessoas reflectem diversas personalidades, necessidades e características. Apenas o estudo individual permite o alcance de uma possível reflexão sobre um panorama mais global. Ainda que existam características comuns entre todos, não quer dizer com isto que se possa fazer de tal uma regra. Até porque a regra é algo que não existe nos casos que servem de base ao trabalho de Álvaro Domingues. Antes pelo contrário, as regras até existem e por vezes partes dos seus conceitos são replicados e revisados, no entanto estas são bastante sui generis. Entre laivos de excentricidade, rocócó new age, obras de santa Engráçia e motivos tradicionais portugueses, é possível encontrar o Portugal arquitectónico retratado pelo geógrafo Álvaro Domingues. Editado em 2010, 'A Rua da Estrada' "é um conceito que emerge sobre os escombros da dupla perda da cidade e do campo, e da opção convencional entre urbano e rural".  Uma observação do exterior para o interior, sobre os resultados da metamorfose do urbano com rural que acompanham as vias de trânsito em Portugal.


de 'A Rua da Estrada'
de 'A Rua da Estrada'
Pré-visualização do livro 'A Rua da Estrada' (pdf). 


'Vida no Campo', editado posteriormente em 2012 é um trabalho que se centra nas transformações nos meios rurais. Um retrato real sobre a construção de novas identidades em espaço rural. "Uma metáfora sobre a perda do Portugal rural e um antídoto contra o mau viver pelo despovoamento e abandono..."

Pré-visualização do livro 'Vida no Campo' (pdf)

de 'Vida no Campo'
de 'Vida no Campo'

A 'Rua da Estrada' e 'Vida no Campo' são os dois primeiros trabalhos da trilogia que será completada com a edição (ainda sem data prevista) de 'Volta a Portugal', um trabalho que promete reunir todos os aspectos que definem as investigações de Álvaro Domingues ao território português.
"Um percurso de cinco etapas pelas regiões do chão da pátira lusa; Rua dos Caminhos ou de como os caminhos descaminham para a Rua da Estrada; Encruzilhadas da Fé, ou de como se prova que Deus (ainda) não morreu; Arte do campo, para ver como funciona o campo da arte nos campos e Casa, quantas vejas, ou de como se inverteu em pelna crise imobiliária, o velho ditado camponês assombrado pela fome da terra: Terra quantas vejas, casa quanto baste."
"A paisagem é um estado de espirito" (título que dá nome a um artigo do autor) serve para compreender melhor a abordagem que tem perante as intervenções que são feitas por quem constrói um mundo à sua forma e necessidade, sem nunca tomar o ponto de vista exterior e conjugar este mundo com o local que o rodeia. Talvez a casa seja o primeiro sinal exterior que ajude a definir quem nela habita. Entre transformações e retrocessos, evolução e passado convivem, urbano e rural (dicotomias transversais nas suas obras) é este Portugal de Álvaro Domingues que sem regras, define as regras a cada metro quadrado de terra. Um documento que caracteriza de uma forma muito honesta e incisiva mas também com um bom sentido de humor a maneira de ser e estar (da cultura) que define o povo português.

Livros disponíveis através da editora Dafne (Rua da Estrada, Vida no Campo).
Mais informação sobre o trabalho de Álvaro Domingues em www.alvarodomingues.net




Seguindo o trilho de Álvaro Domingues, 'A Rua da Estrada' documentário de Graça Castanheiro, retoma a reflexão do geógrafo em torno da arquitectura de diversos imóveis que se encontram nas diversas estradas nacionais portuguesas.

0 comentários: