Encontros da Imagem 2014 - Abertura


O Encontros da Imagem está de regresso a Braga para a edição de 2014. A 24ª edição do festival é construída à volta da espiritualidade do tema: A Fé e a Esperança, é erguido sob um conjunto de representações que envolvem o aspecto simbólico, cultural e religioso das identidades contemporâneas. O festival que oferece uma programação vasta e de qualidade, este transforma a cidade de Braga durante 3 dias na maior concentração de fotógrafos, artistas, curiosos, intusiastas e personalidades relacionadas com a fotografia europeia e mundial que pode existir em Portugal. Para além das exposições, é uma oportunidade única para estabelecer contactos, absorver ideias, até criar novas amizades. A organização tem feito uma gestão e promoção do festival de forma gradual o que tem permitindo o crescimento deste, de forma a atrair novo público (de dentro e fora da fotografia), quer seja com exposições de vários projectos fotográficos fora da cidade de Braga, assim como as actividades e workshops paralelos ao festival.

A maior dificuldade reside para o espectador em processar a quantidade de informação e trabalhos de elevada qualidade que são apresentados durante os 3 dias inaugurais do festival. Durante as próximas semanas vão ser apresentados no Nova Photographia algumas das exposições que estão patentes em Braga.

No passado dia 18 de Setembro o festival iniciou-se com uma instalação audio-visual, de João Martinho Moura que decorreu no interior da Igreja de Santa Cruz. Numa cidade em que a fé e a influência do catolicismo é tão forte, a organização do Encontros da Imagem e o trabalho do João Martinho Moura, conseguiram intervir num espaço que por norma o acesso a intervenção de artistas é restrito, escrutinado e dificultado. Tomado ao nível de um ritual de fé e esperança, o festival estava aberto para todos. Apesar da chuva que teimou em abençoar o festival durante a sua inauguração, as restantes exposições foram abertas ao público. Na Casa dos Coimbras estão em exibição os trabalhos de Catrine Val, Patrick Willocq, Vírgilio Ferreira, Thaís Medina assim como imagens dos finalistas ao Prémio Emergentes dst.














No Arquivo Janes encontra-se exposto o trabalho de Augusto Brázio, Diego Saldiva, Marie Hudelot, Panos Kefalos e Susana Giron, assim como o espaço Photobook Market onde é possível encontrar diversos trabalhos de autores nacionais e internacionais dedicados à edição fotográfica em livro.









0 comentários: