Modernidades: Fotografia Brasileira (1940-1964)

23.3.15 , , 0 Comments

Marcel Gautherot . Construção de Brasília
Uma exposição da Coleção do Instituto Moreira Salles coproduzida com o Staatliche Museen zu Berlin, o Programa Gulbenkian Próximo Futuro e a Delegação em França, com fotografias de José Medeiros, Thomaz Farkas, Marcel Gautherot e Hans Gunter Flieg.

Curadorida: Samuel Titan Jr, Ludger Derenthal e António Pinto Ribeiro
Em exibição até 19 Abril 2015.
Galeria de Exposições Temporárias. Edifício Sede





















Brasil, início da década de 1940. Com a Segunda Guerra Mundial, o país surgia como opção para milhares de imigrantes. Ao mesmo tempo, vivia um processo de modernização único que agitou todos os âmbitos da sociedade brasileira. Da política à economia, do quotidiano à cultura, a vida dos brasileiros mudava radicalmente, a reboque de uma industrialização inédita, da migração e imigração em massa, do crescimento das cidades e da consolidação de novos meios de comunicação - a rádio, o cinema, a imprensa ilustrada. O país já tinha passado por um primeiro ciclo de modernização, na viragem do século XIX para o XX, quando grandes cidades como São Paulo e Rio de Janeiro se tornaram mais vibrantes e cosmopolitas. Mas, desta vez, havia algo diferente no ar. A transformação era vertiginosa como nunca, invadia as casas das pessoas e levava-as para dentro do mais importante processo de modernização que o país vira até ali. (...) O debate de ideias fervilhava. Inspirados pelas vanguardas do modernismo da década de 1920, intelectuais investigaram os dilemas da cultura brasileira, na procura de melhores noções de identidade e modernidade. (...) Mas o que melhor representava o conceito moderno naquele Brasil? Entre o turbilhão de ideias, a própria noção de modernidade tinha definições contraditórias e ambíguas. (...) Entre todas as questões que foram levantadas no Brasil, do início dos anos 1940 e o golpe militar de 1964, o que era, afinal, o moderno neste país que se negava a ser resumido numa fórmula única? A exposição Modernidades:  Fotografia Brasileira (1940-1964) pretende rever esses questionamentos até agora pouco explorados, através da análise da formação da fotografia moderna no Brasil.

texto adaptado, de Vitor Hugo Brandalise, publicado na edição Nº17, Gulbenkian Próximo Futuro. 

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