Entre Margens - Porto 2013

13.8.13 0 Comments

Água Dura de António Pedrosa

O Entre Margens estará até ao dia 1 de Setembro no Porto com diversas exposições em espaço público, e com diversos eventos a decorrer durante esta semana em celebração do dia mundial da fotografia.

O projeto tem desafiado fotógrafos e artistas a revelarem novos olhares sobre o Douro, o rio, o vinho, a paisagem, a religião, as tradições e lendas, ou as suas gentes. As exposições depois "invadem" os centros históricos das localidades envolvidas tendo já estado em 2013 em Vila Real, Mirandela, Amarante, Lamego, Santa Marta de Penaguião, Gaia (onde se mantém até 25 de agosto) e na Régua a partir de 14 de setembro.
As mocinhas da minha aldeia de Inês Nogueira Mesquita
No último de três anos desta iniciativa, vai ser possível ver no Porto imagens de Brian Griffin, Daniel Blaufuks, António Pedrosa, João Pedro Marnoto, Gil Sibin e dos artistas emergentes Inês Nogueira Mesquita e Dato Daraselia. No Cais de Gaia é possível ver trabalhos de Chloe Dewe Mathews, Nelson D`Aires e dos emergentes João Malaquias e Rebeca Bonjour.
A inauguração das exposições vai ser animada pela Fanfarre Eletrique que, a partir das 22:00, percorre os espaços das exposições com sua fanfarra de rock`n`roll.

Estão ainda programados um concerto intitulado "Sons do Douro" (16 de agosto), em que grupos de música popular da zona do Douro trabalham a percussão de uma forma contemporânea, um cine-concerto com Lula Pena (17 de agosto, no Museu Soares dos Reis) a partir do filme "À propôs de Nice" de Jean Vigo, e uma "festa da fotografia" no PlanoB, com a atuação de DJ.
Estes três momentos estão inseridos nos "Encontros Internacionais -- Dia Mundial da Fotografia" que o "Entre Margens" organiza em parceria com o Instituto Português de Fotografia (IFP) e que integram também um ciclo de conferências, `workshops` e visitas temáticas.
Nas conferências, a decorrer no Museu Soares dos Reis, vão estar presentes fotógrafos e programadores como Colin McPherson, Brian Griffin, Alfredo Cunha, Fiona Rogersd ou Eder Chiodetto. Haverá 'workshops' dedicados a "fotografar o amanhecer", ao laboratório, à organização do arquivo fotográfico e no IPF vai ser possível fotografar a família com a ajuda de um fotógrafo profissional.

Mais informação com a agenda dos eventos: Entre Margens

0 comentários: