Génesis - Sebastião Salgado





Génesis é uma jornada em busca do planeta como ele existiu, desde a sua formação e na sua evolução, antes que a vida moderna se acelerasse e nos afastasse do núcleo essencial. É uma busca das paisagens terrestres e aquáticas até hoje intocadas; uma viagem em direcção aos animais e grupos humanos que conseguiram escapar das transformações impostas pelo mundo contemporâneo. Génesis comprova que o nosso planeta abriga vastas e remotas regiões onde a natureza reina em imaculada e silenciosa majestade.
Estas maravilhas foram encontradas nos círculos polares e em florestas tropicais, em extensas savanas e nos tórridos desertos, em montanhas geladas e ilhas desertas, lugares às vezes excessivamente gélidos ou escaldantes, onde apenas as mais resistentes formas de vida perseveram. Outros recantos tornam-se lar dos animais ou de povos ancestrais cuja sobrevivência depende fundamentalmente do isolamento em que se mantêm. O conjunto forma um esplendoroso mosaico da natureza em toda a sua grandiosidade original.
É essa beleza oculta, defendida, protegida que Génesis deseja compartilhar. Fazemos um tributo a esse nosso frágil planeta que temos o dever de proteger.
texto de Léila Wanick Salgado


















A exposição Génesis em exibição na Galeria Municipa Torreão Nascente da Cordoaria Nacional dá a conhecer o trabalho que Sebastião Salgado desenvolveu durante oito anos de viagens pelo mundo. As 245 fotografias que fazem parte da exposição encontravam-se divididas por cinco áreas. Sul do Planeta com paisagens da Antártida e a sua vida marinha; África com retratos de diversas comunidades e tribos, paisagens de desertos e montanhas; Santuários com a fauna e flora das Galápagos; Terras a Norte com paisagens dos parques nacionais dos EUA e populações no norte da Sibéria; Amazónia e Pantanal, o coração do Brasil e as suas tribos. Na exposição encontra-se também o trabalho do Instituto Terra, demonstrando que com atitude e determinação é possível recuperar grande parte da destruição que o Homem tem infligido ao planeta Terra. 

Génesis de Sebastião Salgado
Em exibição até 2 de Agosto 2015
Galeria Municipal Torreão Nascente
Cordoaria Nacional - Lisboa
mais informações: http://expogenesis.pt

0 comentários: