Fases de um fotógrafo
![]() |
Ryan McGingley - Question Mark. 2007 |
Conforme os fotógrafos vão atravessando o processo de criação, existe uma evolução natural desde a experimentação até à intenção de criação. Eu acho que os fotógrafos que trabalham o meio podem estar integrados em um ou três estados/níveis. Estes níveis não se encontram definidos por uma hierarquia - tudo depende dos objectivos de cada fotógrafo.
Quando um indivíduo tem o primeiro contacto com a fotografia, as suas primeiras acções passam pela aprendizagem e experimentação do equipamento fotográfico resultando em fotografias de tudo o que o rodeia. Ocasionalmente a câmara acompanha-o para todo lado fotografando diferentes assuntos e objectos sob diversas circunstâncias, o que permite uma familiarização com o equipamento e o conhecimento para produzir uma fotografia que se assemelhe à observação do que pretende reproduzir.Este acto é bastante importante e em diversas formas é um estado que o fotógrafo nunca abandona. É o caminho em que no qual o fotógrafo adquire competências ao nível técnico (compreensão da câmara), mas também em termos formais através da observação e construção do próprio estilo fotográfico. Se a vontade de fotografar persistir e o fotógrafo quer levar a sua fotografia para além de documentar as suas férias e a família, pode considerar aprofundar o estudo e interessar-se em construir um objecto artístico através das suas imagens. A este nível, o fotógrafo vai começar a observar os trabalhos que admira de grande fotógrafos e começar a trabalhar em series fotográficas ou projectos. No início, estes projectos pode ser catalogados em diversas categorias (retrato, paisagem, natureza) mas com o passar do tempo, o interesse de exibir o seus trabalhos e o aparecimento de novas oportunidades de criação dentro da fotografia, o fotógrafo começa a desenvolver o seu trabalho de uma forma mais profunda dentro de um determinado tema.
A distinção de um trabalho desenvolvido dentro de uma categoria e a conceptualização de um tema, adquire uma determinada importância dentro do mundo da fotografia artística. A fotografia contemporânea determina que um trabalho forte seja construído a partir de uma tomada de opinião (perspectiva, posição) ou consciencialização de um determinado assunto. Assim sendo comecem a debater ideias para elaborar um exercício que represente um facto através uma forma forte e convincente, englobando a criação de 20 imagens fortes. A realização deste exercício representa um passo importante no alcance dos objectivos propostos e reconhecimento do trabalho realizado no meio fotográfico.É difícil contar uma história em imagens, onde cada imagem pode valer por si própria e que o corpo de trabalho se apresente como um todo e não como repetitivo ou desorganizado.
Existe o nível que encaro como a chegada ao mundo da arte. Onde um fotógrafo que pode criar interessantes corpos de trabalho em que todas as imagens se encaixam de forma consistente.
Neste nível o fotógrafo faz com que o seu trabalho vá para além disso, ele encara a fotografia como uma necessidade inerente à sua forma de estar na vida. Encontrar um tema que não tenha sido feito antes, não é a razão mais prática e atrativa de criar um projecto. Até porque de uma certa forma tudo já foi retratado, apesar de que existe sempre espaço para retratar um tema através de uma nova perspectiva.
O que estás a dar a conhecer está aliado a um significado, e que importância tem? Como estás a fazer o espectador observar algo que de outra forma ele nunca iria ver? Como estás a transmitir a sensação de algo único e importante? O que estás a fazer merece atenção e produz pensamento? E acima de tudo, porque é que o teu trabalho é o melhor para transmitir esta informação? Se estas questões estão todas resolvidas, eu vou querer saber mais sobre o teu trabalho porque ele vai-me causar impacto e despertar emoções. E que outra razão existe para se desfrutar da arte?
Stages of Fine Art Photographers de Jennifer Schwartz
0 comentários: