I know what love is - Ansel Adams

2.10.13 0 Comments


Em 1936, com uma carga incessante de trabalho, o lendário fotógrafo Ansel Adams sofreu um colapso nervoso que quase ditou o fim do seu casamento. Depois de uma estado no hospital, precisando desesperadamente de um escape, Adams voltou com a sua família a um sítio onde podia encontrar consolo: Yosemite, na Califórnia. Alguns meses mais tarde, quando o seu estado de saúde melhorou escreve uma carta para o seu melhor amigo, Cedric Wright.


19 de Junho de 1937

Caro Cedric,
hoje aconteceu-me algo de estranho. Eu vi uma enorme tempestade a mover-se sobre Half Fome, e era tão grande, tão clara e tão brilhante que fez-me ver várias coisas que tem estado a deriva dentro de mim; coisas que estão relacionadas com aqueles que são amados e os que são amigos de verdade.

Pela primeira vez, eu sei o que é o amor; o que são os amigos ; e o que a arte deve ser.

Amor é a busca por um modo de vida, um caminho que não pode ser seguido sozinho, a ressonância de todas as coisas espirituais e físicas. As crianças não são apenas carne e sangue - podem ser ideias, pensamentos e emoções. A pessoa da qual se ama é uma forma composta por espelhos que reflectem e iluminam os poderes e pensamento que estão contigo, e irradiando outra luz. Não existem palavras ou acções que possam acompanhar este processo.

Amizade é outra forma de amor - mais passiva talvez, mas cheia de transmissão e aceitação das coisas como tempestadas e erva, e o granito limpo da realidade.

Arte é amor, amizade, e compreensão; a vontade de dar. Não é caridade, que é a benção das coisas, é algo mais que bondade. É dar e receber com beleza, a transformação da luz das dobras internas da consciência espiritual. É a recriação num outro plano das realidades do mundo, as realidades trágicas e maravilhosas da terra e dos homens, e todas as relações entre estes.

Quem me dera que a tempestade se movesse por cima de Tahoe e descarrega-se em cima de ti; Eu não te consigo desejar nada melhor.

Ansel

Retirado de Letters of a Nation.
Mais sobre o trabalho de Ansel Adams (Ansel Adams Gallery).

0 comentários: