Summoning the Caretos - Chloe Dewe Mathews
Em abril de 2013, a fotógrafa britânica Chloe Dewe Mathews embarcou numa comissão agenciada pela Firecracker, integrada no festival Entre Margens 2013.
Este trabalho esteve em exposição em Vila Real, Lamego e Vila Nova de Gaia.
"Em cada canto do vale do Douro, uma tradição pré-cristã está prosperando. Todos os anos, as pessoas da aldeia de Lazarim passam semanas a esculpir máscaras de madeira, preparando as celebrações de entrudo e quaresma. No quinto domingo antes do Carnaval, os aldeões assumem as suas novas identidades e espalham a agitação e a festa pelas ruas da aldeia. É um ritual pagão, descendente dos antigos romanos saturnalia. Como em todas as tradições de carnaval, as máscaras servem para libertar as pessoas da sua classe, género e identidade, permitindo-lhes nesses dias desafiar as autoridades e hierarquias sociais da comunidade. Através de risada e alvoroço, a austeridade do inverno é removida, e os habitantes relaxam antes do período de quaresma."
Eu visitei Lazarim na Páscoa, quando o carnaval e quaresma já tinham terminado. Eu queria reativar esses espíritos que se encontram latentes durante boa parte do ano e criar um estudo das personagens de madeira que permanecem. Conforme o povo de Lazarim ia colocando as diferentes máscaras, eu vi as expressões fixas dos rostos de madeira a ganhar novas formas. Em alguns casos foi apenas uma uma mudança gestual leve que levava a máscara a ganhar vida: um lampejo de vida que desafia o status quo.
Num País fortemente católico, este ritual pagão demonstra a necessidade humana de rebelião e catarse. Ordem não existem sem o caos.
0 comentários: