Sixteen Google Street Views - Jon Rafman
As imagens apresentadas neste livro, capturadas pelo veículo da google, retratam indivíduos solitários numa variedade de paisagens contemporâneas. Apesar do argumento de Walter Benjamin de que a capacidade de reprodução retira a sua singularidade, eu escolhi essas imagens justamente pela sua singularidade e resistirem à categorização.
StreetView apresenta uma perspectiva diferente sobre a relação do indivíduo com o seu mundo externo do que a arte em anteriores períodos históricos. Por exemplo, quando os retratavam figuras solitárias em paisagens, o quadro foi muitas vezes um encontro com o sublime. Nessas paisagens, o homem sentia-se o poder da natureza e a sua influência transcendental. O encontro com o sublime, no entanto, também aponto para poderes internos do indivíduo e para a sua liberdade.
EmStreetView, os carros da Google montados com nove câmeras a vagueiam pela Terra, gravando de uma forma automática tudo o que vão encontrando pelo caminho. O olhar individual das suas câmeras testemunha mas não age na história. A fotografia é desprovida de sentido artístico e indiferente sem qualquer intenção humana, não atribuindo algum significado especial a qualquer evento ou pessoa.
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